sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Orientalidades

Fazia tempo que não me empolgava tanto com um livro, a ponto de me atrasar para o trabalho para terminar de ler. Até fiz café (com minha nova cafeteira italiana que ganhei de Natal, senscional!), coisa que não faço nunca, só pra poder terminar. O livro é despretrencioso e se chama "Sopa de Romã", de uma iraniana que morou na Argentina e hoje vive na Irlanda. É a história de três irmãs iranianas que fogem para a Inglaterra e depois acabam parando numa cidadezinha do interior da Irlanda, onde abrem um restaurante. Uma coisa meio "Chocolate" meio "Como água para chocolate" (está escrito na capa) ou outros que-tais gastronômicos. No início de cada capítulo, uma receita iraniana. E a tradução é da Nina Horta.
Uma das receitas me deixou intrigada, isso deve ser bom pra cacete, vou fazer. E lógico que hoje vim trabalhar ideiafix e apelei para os conhecimentos exemplares da minha amiga Elis para descobrir onde comprar pasta de romã.
Foi praticamente impossível encontrar qualquer menção no Google. Primeiro, vieram referências a umas pastas suspensas da marca Roma e depois às melhores "pastas di Roma", já que o acento não fez a menor diferença na busca.
Idiossincrasias do Google à parte, a Elis me indicou a loja Maxifour, no Brás. Já tinha comprado pão árabe dessa marca e é muito bom, fiquei toda animadinha. Mais um antro de perdição indicado pela Elis, não bastasse a Casa Flora.
E não é que os caras têm uma filial em Higienópolis? E não é que eu justamente tinha combinado de almoçar no Shopping Higienópolis?
Fui lá e comprei um molho de romã que o moço disse ser o mais indicado para receitas salgadas. Não deve ser a mesma coisa, mas pode ser que sirva. O legal mesmo foi que lá tinha lentilhas vermelhas. Chamam assim, mas são mesmo cor de salmão, algo entre rosa e laranja. Muito, muito lindo! E são escaminhas delicadas, pequenas e fininhas. Ainda não sei o que vou fazer com isso, mas que vai ficar bonito, isso vai.

Nenhum comentário: