quarta-feira, 28 de setembro de 2011

I need space

Hoje a depiladora me disse que foi à 25 de março e voltou correndo, sem comprar nada, porque não aguentou o tanto de gente.
Lembrei na hora de um episódio muito divertido da série Creature Comforts, do Nick Park, que sempre me faz morrer de rir. Essa série de animação mostra animais sendo "entrevistados" nas mais diversas situações. Nesse episódio, o entrevistador (que nunca aparece) está no zoológico de Londres e vai indo de jaula em jaula até chegar à onça.
É hilário: a onça tem sotaque brasileiro e gesticula como nós. Ela começa dizendo que é bem tratada, que tem comida, mas que precisa de espaço. Que lá é frio e apertado, apesar de ser tudo muito tecnológico.
Se a pobre onça morasse em São Paulo, talvez continuasse tendo a mesma sensação. Tem cada vez mais gente, as pessoas ocupam todos os espaços, moram em apartamentos cada vez menores. E vários lugares estão parecendo a 25 de março, uma muvuca insana. Eu não vou lá nem que me paguem, porque realmente me identifico muito com essa onça.
Outro dia passei cinco dias trabalhando no sítio, que na verdade é um terreno grandinho mas está longe de fazer jus ao nome. Mas tem uma casa, um pomar, um campo de futebol. Não sou de abraçar árvores, sou bem urbanoide, levei vários filmes, computador. Mas fazia muito tempo que não me sentia tão bem em um espaço. Porque podia ir de um cômodo para o outro e ficar em silêncio. E estar só.
Sempre achei difícil ficar longe das pessoas, morria de tédio nas férias, queria sempre estar fazendo coisas. Mas só hoje me dou conta de que, por morar em uma casa espaçosa, sem perceber desfrutava dessa solidão, do silêncio, fazendo o que mais gostava: ler. Hoje moro em um apartamento que não é pequeno para os padrões atuais. Mas ouço cada vizinho que entra e sai, gritos da louca do andar de cima, ônibus passando, o caminhão de lixo reciclável do Pão de Açúcar. Sinto também o cheiro do cigarro da zeladora enquanto ela lava a calçada.
E às vezes me lembro da onça, e falo para mim mesma "I need space"...

4 comentários:

Giovani disse...

Eu acho que tem espaço aqui no Rio pra fazer essas coisinhas, nem que você tenha que se internar na Floresta da Tijuca ou passar um tempinho na praia...

LizandraMA disse...

Sim, sem dúvida. Se você conseguir ir à praia durante a semana, é um sossego. Com certeza o Rio não tem as multidões que SP tem. É muita gente...

Beá Meira disse...

Lizandra,

Você me jogou numa viagem no tempo agora. Eu morava em Londres nos anos de 89 e assisti na televisão este episodio dos bichos no zoo de Londres. E esta onça dizendo "space, you know?". Eu nunca vou esquecer disso. Desta simpatia brasileira pedindo mais espaço. Foi identificação imediata.

LizandraMA disse...

Não sabia que essa animação era dessa época. Posso imaginar, provavelmente em Londres você não morava num lugar muito espaçoso, né? Estou procurando apartamento para mudar, e tudo que eu queria é "space, you know?".