segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Vergonha na cara - II

Em outra palestra, um professor da FGV-SP deu alguns dados que deviam ser matéria escolar, currículo básico da disciplina de Filosofia que o governo vai reimplementar nas escolas. Em algum dos anos, a gente poderia ter Filosofia da Cultura Brasileira e discutir o seguinte:
- Uma pesquisa perguntou para as pessoas se elas se consideravam felizes. O Brasil e a Índia são os dois únicos países pobres e com péssima distribuição de renda em que as pessoas se definem como basicamente felizes. Os demais são todos países ricos.
- O Brasil tem um nível de conservadorismo religioso comparável ao dos países muçulmanos. 85% da população acredita em deus e na justiça divina e acha impossível alguém ser ético sem acreditar em deus (!!!! - exclamações minhas).
- Em compensação, o Brasil está em 80º lugar na lista de países mais corruptos do mundo, em uma lista de 180 países monitorados pela ONG Transparency International. O professor disse 70º, mas conferi e acabou de sair uma lista nova que a gente perdeu algumas posições, felizmente. Mas aumentou o número de países pesquisados, logo pode ser que tenha ficado na mesma.
- Assim como somos tolerantes com a corrupção, também somos tolerantes com certos comportamentos sociais aparentemente incompatíveis com a nossa religiosidade. Pelo menos da boca para fora, 65% da população aceita o homossexualismo e 61% não só não vê nenhum problema em ter uma mulher no poder como até acham que são melhores. Nesse quesito, cá entre nós, acho que além de corruptos somos uns mentirosos incorrigíveis.

Nenhum comentário: