terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Livros sobre livros

Li "Reparação", do Ian McEwan, no final do ano e domingo passado fui ver a adaptação para o cinema. Como era de se esperar, o filme se baseia no enredo do livro e não tem a mesma profundidade psicológica. A história é muito boa e rendeu um filme lindo, o casting foi bem escolhido. Tem um pouco de música demais pro meu gosto, uns silêncios ali aprofundariam o clima. Mas tudo bem, vale a pena assistir.
O que ficou faltando foi justamente a dimensão metalingüística do livro, cujo tema principal, na verdade, é a escrita. A personagem Briony desde pequena quer ser escritora. E toda a confusão acontece por causa dessa sua aptidão. Assim como a reparação, revelada no final surpreendente.
Livros sobre livros são uma categoria a parte, que pouca gente conhece, ou classifica dessa forma, mas que rendem volumes incríveis. Tenho um livrinho que adoro (Ex-Libris, de Anne Fadiman), de crônicas sobre livros e o prazer da leitura. Nele a autora conta que a grande decisão que ela e o marido tiveram de tomar no casamento foi a de reunir suas bibliotecas. E discorre sobre as viagens que fez com o marido para que pudessem ler certos livros no local onde as histórias acontecem.
Já estou formando uma pequena coleção de livros sobre livros. Gênero candidato a tornar-se predileto.

Um comentário:

Sill disse...

Oi Liz! Adorei a idéia de ler o livro no local onde se passam as histórias... Foi demais ler um livro q tem trechos no Cairo depois de ter ido p lá..
Ainda vou assaltar a sua biblioteca, heim? Me aguarde. bj Sill