sábado, 26 de janeiro de 2008

Mondegreens = virunduns

Eu adoro, adoro isso. Pra quem não sabe, mondegreens ou virunduns (versão brasileira), são letras de músicas que as pessoas entendem errado. Saca "trocando de biquini sem parar", aquele clássico da banda do finado filho do ministro da Cultura? Então, é isso.
O termo mondegreen saiu de uma música escocesa do século 17 que diz:
Ye Highlands and ye Lowlands,
Oh, where hae ye been?
They hae slain the Earl O'Murray,
and laid him into the green

A última frase, mal compreendida pela escritora americana Sylvia Wright, virou And Lady Mondegreen, o que acabou dando nome a isso. No Brasil, virundum vem de Ouvirunduipiranga, lógico. Nossos hinos parnasianos são pródigos em virunduns, tipo "japonês tem cinco filhos".
O melhor site de mondegreens é o www.kissthisguy.com, que existe desde os primórdios da internet e está cada vez melhor. Já são dezenas de milhares de bobagens de rolar de rir. O nome do site mesmo é uma homenagem a "Kiss the Sky", do Hendrix.
Uma das músicas que gerou alguns dos melhores mondegreens de todos os tempos foi Beast of Burden, dos Stones. Enquanto o Mick Jagger canta I'll never be your beast of burden (eu nunca serei seu burro de carga), pessoas entenderam:
- I'll never be your big stuffed bird (seu grande pássaro empalhado)
- I'll never be your Easter Bunny (seu coelhinho da Páscoa)
- I'll never be obese Roberta (obesa Roberta - fala sério se este não é um dos melhores de todos os tempos!)
- I'll never leave your pizza burnin' (nunca vou deixar sua pizza queimar)
e por aí vai. Só esta música tem mais de dez mondegreens.
O site é incrível. Além da pessoa confessar o erro na letra da música, ela ainda conta quantos anos tinha no grande momento da revelação, como foi a situação e se ela tentou convencer alguém de que sua versão era a certa.
Na minha classe da faculdade, um amigo teve problemas com a música de abertura do Clube do Mickey. Enquanto a Britney, a Aguilera ou algum daqueles cretinos cantavam, dublados, "Mickey Mouse vai partir", ele entendia, meigamente, "Mickey Mouse, batatinha". É um fofo até hoje esse rapaz, adoro ele.
Achei um blog do Alexandre Inagaki, sujeito que tem váaarios blogs, chamado Virunduns. Ele fala de alguns, posta uns vídeos musicais inacreditáveis (tipo uma versão norueguesa de "Total Eclipse of the Heart", da Bonnie Tyler, com uns noruegueses cabeludos que acompanham a música batendo a porta dum freezer ou batucando num fogão velho - hilário, imperdível!). Não é a mesma coisa, mas é divertido.

Um comentário:

Sill disse...

Oi Liz! Da gripe já me recuperei. Mas ainda estou em choque por ocorrências no carnaval... Vai ser ótimo sairmos p respirar ar de gente normal! Quero ir ver Tarsila na Pinacoteca. Que tal? Vamos chamar a Silvia e o resto da turma?
bj Sill