sábado, 23 de agosto de 2008

Mobilização juvenil - 1

Quem disse que a juventude de hoje é alienada e não luta por seus direitos? Hoje à tarde estava voltando da Vila Mariana e passei na Paulista.
Um grupo enorme de jovens vinha calçada afora, escoltado pela polícia, brandindo bandeiras e faixas. Todo mundo parecia uniformizado, e vinham gritando e rindo. Reparei nos cartazes. Tinha um dizendo: "Devolva nosso sorriso". A maioria estava escrita em espanhol. Demorou um pouco para cair a ficha, mas então me dei conta. A galera estava protestando contra o fim da banda Rebelde. Não é incrível?
Minha primeira reação, lógico, foi de escárnio e maldizer. Afinal, alguém já ouviu esse lixo musical mexicano? Depois, sei lá. Deixa eles... Acho que não teria feito isso pelo Menudo, de quem fui fã, mas quem sabe?
Lembrei outro dia, depois de ler um post do LLL sobre como as pessoas falam que os jovens não conhecem nada da época anterior, mas também não conhecem nada sobre a geração anterior à sua, de que eu assistia televisão compulsivamente na infância. Antes de saber ler, era tudo o que eu fazia. E naquele tempo não tinha nenhum desses canais especialmente feitos para crianças.
Quando passou a novela Saramandaia, às 10 da noite, eu tinha cinco anos. Meus pais não gostavam que eu assistisse, mas mesmo assim me lembro de várias cenas. É isso aí, deve ter sido divertido e quem estava lá vai se lembrar pra sempre. Então deixa eles...

Nenhum comentário: